sábado, 15 de outubro de 2016
Diga-me com quem andas .... O poder da Modelagem !
Seus amigos, colegas de trabalho, as pessoas com quem você espontaneamente escolhe para conviver, dizem muito sobre a sua pessoa. Elas são um reflexo exato da sua autoimagem. Refletem as suas crenças, visão de mundo, pontenciais e fraquezas. Mostram a sua atual realidade e, principalmente, como será o seu futuro !
É relativamente fácil e perfeitamente preciso conhecer a personalidade de alguém apenas observando os seus amigos mais chegados. Não digo parentes, mas aqueles que você escolhe se relacionar. É dessa forma que os perfiladores do FBI traçam o perfil psicológico de um investigado desaparecido que eles nem tiveram a oportunidade de conhecer pessoalmente. Eles montam o quebra cabeças conhecendo os amigos e as pessoas mais próximas do investigado e com isso, podem prever com muita precisão os passos do incalto para então capturá-lo. A lógica é : diga-me com quem andas que te direi quem és ..... e para onde vai.
Portanto, seus amigos, quer você queira ou não, lhe influenciam e acabam por contribuir com uma importante parcela para os resultados que você consegue na vida. Se estes resultados não lhe agradam, está mais do que na hora de reavaliar as suas companhias.
Partindo dessa presmissa, vou apresentar uma técnica de programação neurolinguística chamada " modelagem" que, na minha opinião, é uma das mais eficazes e poderosas no sentido de melhorar o desempenho pessoal, a performance e apoiar no atingimento de metas. Ela é usada há muitas décadas no treinamento de atletas olímpicos, mas pode perfeitamente ser aplicada no mundo empresarial e no nosso dia a dia.
Modelagem significa você escolher deliberada e conscientemente conviver ou "estudar" pessoas bem sucedidas em seus campos de atuação as quais lhe servem de exemplo, de "modelo", uma vez que elas já realizaram ou conseguiram aquilo que você tanto almeja.
Não precisa ser ninguém famoso, uma personalidade mundialmente conhecida ou um "top performer". Pode ser um amigo, um vizinho, até mesmo um parente, pai, mãe, irmão, primo, enfim, alguém cuja principal qualidade, neste caso, é a de saber exatamente como chegar aonde você quer chegar.
- "Mas isso parece artificial, pouco espontâneo", dirão alguns. Eu respondo com a seguinte observação: não lhe parece mais natural, coerente, produtivo e até mais sensato você se espelhar em alguém cujas qualidades e realizações deseja ter ?
Só estou sugerindo que você passe a dar mais atenção as suas escolhas pessoais, as suas amizades e relacionamentos para que os mesmos sejam coerentes com os seus objetivos e que lhe apóiem ao invés de jogar contra você. Se precisa emagrecer, melhorar a saúde e a qualidade de vida, por quê diabos passaria a maior parte do seu tempo livre cercado de amigos ou amigas simpatizantes da bebedeira e da comilança ? Não parece mais inteligente fazer novas amizades numa academia de ginástica, por exemplo ? Essa "lógica" é um dos conceitos da modelagem.
Em alguns centros de treinamento olímpicos, tanto nos EUA como na Europa, a modelagem é tão usada que se tornou uma prática corriqueira. O objetivo é permitir que atletas emergentes treinem e convivam com medalhistas olímpicos consagrados, modelando-os e replicando os seus resultados.
Na modelagem, você aprende a absorver as crenças, a visão, os valores, as atitudes dos "modelos", a sua fisiologia (postura corporal, a energia física, motora e nervosa), como eles lidam com as emoções, como se motivam, enfim, todos os recursos pessoais que os levaram a conseguir o resultado que você deseja duplicar. No caso dos atletas, o trabalho é muito facilitado porque eles tem o apoio de um "coach".
É necessário contextualizar e usar o bom senso na hora de aplicar a modelagem. Os seus objetivos e metas devem ser factíveis e realistas. Se você tem 1,60 cm de altura e almeja ser um novo " Michael Jordan", jamais conseguirá, por mais que consiga modelá-lo na plenitude, contudo, de um modo muito mais inteligente, pode aprender a usar as características pessoais do Jordan para ser bem sucedido em um desafio ou projeto pessoal que não seja necessariamente no campo esportivo.
A modelagem é uma das inúmeras técnicas utilizadas no coaching que oferecemos aos nossos clientes, seja individualmente, seja no treinamento em grupo. ´Quer alcançar um objetivo, uma meta, realizar um sonho ? Alguém já conseguiu isso. Descubra quem pode ser o seu modelo e duplique o resultado com a modelagem.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário